15 maio, 2009

"VENTO"

A Nortada continua...

A sessão de treino foi animada. Realizei 1h46'55'', com o Carlos Tapada e com o Pedro Bike em contra-relógio. A FC média foi de 154 bpm. (Gráfico 1)

O TGV foi até Mafra, passou pelo Sobreiro, Carvoeira, Terrugem e parou no Algueirão. A média foi de 32,4 Km/h.

Gráfico 1
No Domingo irei com os Duros do Pedal até ao Cartaxo.

Até Domingo

Cannonball

14 maio, 2009

De volta ao treino...

Oi

Após três dias de "férias" forçadas, hoje regressei ao meu planeamento. Resolvi realizar mais um treino intervalado.

Foi o primeiro treino desta semana... 2h21' e duas voltas pela Terrugem, Azenhas, Galamares, Lourel, Ral, Vila Verde.

A sessão de treino não foi fácil! Senti alguma dificuldade em encaixar na CAAD4 e a nortada não ajudou, pois estive sempre a lutar com o vento.

A minha frequência cardíaca média (gráfico 1) foi inferior à verificada no treino que realizei na quinta-feira passada. Estive na "poupança". Amanhã também é dia de treino.

Gráfico 1
Abraço

Cannonball

10 maio, 2009

3º Treino "Tróia-Sagres"

Viva

Hoje realizei mais um treino com os Duros do Pedal. Este treino serviu para fazer o teste às rodas MAVIC COSMIC CARBONE PRO.

Infelizmente, o batismo foi molhado, pois a chuva apareceu na Lourinhã. As rodas são espectaculares, permitindo velocidades elevadas para valores mais baixos de frequência cardíaca.

A etapa foi até à Praia da Areia Branca na Lourinhã. Realizei 154,4 km em 5:00:12, com a média de 30,9 km/h.


Gráfico 1


Como se observa no gráfico 1, a frequência cardíaca média foi de 134 bpm... Com este valor, atrevo-me a pensar que a minha forma está perto dos 70%, pois estive muito tempo na frente a marcar o andamento.

Apesar do sistema cardiovascular ter sido "poupado", as minhas pernas a partir da Ericeira começaram a dar sinais de cansaço. Não tenho dúvidas que faltam horas em cima da bicicleta.


Abraço


Cannonball




Treino "Séries Longas"

Boas.

Sei que estou "atrasado" na colocação dos treinos que tenho realizado.

No dia 8 de Maio o meu treino estava limitado a 1h40. Resolvi voltar às séries, desta vez "Séries Longas"

Esta sessão de treino foi realizada com o Carlos Tapada e com o Manuel. Após a activação de 50' realizei 5 séries de 5' a subir.

O percurso escolhido foi a estrada de Galamares, com início da série na curva da Ribeira e o fim nos arcos antes da rotunda do repuxo. Foi definido pedalar sempre sentado à excepção do troço entre Monte Santos e o Hóquei.

Gráfico 1


Escolhi este percurso para garantir séries de 5' com frequência cardíaca média entre 160 e 170 bpm. O tempo de recuperação foi de 2'30'' (tempo de descer até à curva da Ribeira)

O treino foi muito satisfatório. O sábado foi dedicado às massagens.

Cannonball

08 maio, 2009

Treino de 7 de Maio - intervalado

Oi

No dia 7 de Maio realizei mais um treino intervalado. Esta sessão de treino foi muito gratificante.

Antes de começar a pedalar passei pelo H.M. Impor no Linhó, para serem colocados os Vittoria EVO CX 290 TPI. No Domingo, irei realizar mais uma etapa com os Duros do Pedal com as novas rodas.

Dispunha de 2h30 para treinar. Resolvi fazer duas vezes a "volta das praias".
Em primeiro lugar sinto-me mais encaixado na bicicleta, e começo a agir naturalmente, sem ansiedades, é tudo mais fluído...É um excelente sinal.
Gráfico 1

Realizei 71,2 km em 2h13'17'', sem forçar (FC média de 146 pbm) e deu 31,9 km/h.
Não é importante andar sempre no "red line", e eu no dia seguinte iria treinar com o Carlos Tapada.
Cannonball


Novidades

Viva

No dia 6 de Maio (4ªF) não foi possível "encontrar" tempo para dedicar à bicicleta. Aproveitei para recuperar as pernas das séries realizadas no dia anterior.

Entretanto no início da semana os CTT deixaram lá em casa uma encomenda...

RODAS MAVIC COSMIC CARBONE PRO (tubular)

Peso sem chavetas e com autocolantes: 1650g



Não deve ter alterado o peso total da minha SUPERSIX. Tenho que a levar à balança.


PS: A minha máquina mesmo parada... é "rápida"!

Abraço

Cannonball

06 maio, 2009

Mais uma "dentada"

Viva

Depois de um "treino de recuperação" no dia anterior... que não recuperou nada as pernas, fui fazer séries.
Combinei com o Carlos Tapada séries curtas na estrada do Magoito. Estava um calor abrasador. Não estava muito motivado, pois sentia as pernas mal recuperadas.

Apareceu o Carlos Tapada e o Pedro Bike. Pensei, "isto hoje vai doer".

Paguei a factura dos dias anteriores... a sessão de treino ficou distante do que tinha imaginado. A frequência cardíaca não subia, ao contrário, as pernas estavam feitas em papa, dor e mais dor.

No gráfico estão as nove séries realizadas. Cada um cumpriu três na frente, dureza total. Continuo a gostar da imagem...


Gráfico 1

Abraço

Cannonball

4 de Maio - Treino de recuperação

Oi

No dia 4 de maio levei a CAAD4 para dar uma volta de 1 hora, previamente combinada com o Carlos Tapada.

Confesso que começei a pedalar com intenção de recuperar as pernas do empeno do dia anterior.
Foi difícil manter o treino na zona 1. Na subida de Galamares registei 7'55''... (gráfico 1)

Gráfico 1

Ao analisarmos o gráfico 1, verificamos que no início da sessão, os valores da FC estiveram "sempre" nos 200 bpm. Esta situação é um erro do Polar S720i. Recordo-me de ter comentado esta anomalia com o Carlos Tapada. Este erro acontece quando o cardiofrequencímetro está perto de campos electromagnéticos. Assim o valor da FC média não corresponde ao verdadeiro, pois durante largos minutos a informação não foi precisa.

Quando acabei a sessão de treino, estava com as pernas mais "pesadas" e questionava o efeito daquele treino...pois no dia seguinte iria fazer séries curtas.

Abraço

Cannonball

05 maio, 2009

2º Treino - Duros do Pedal

Viva

Estou de regresso... Os dias estão muito preenchidos. Falta-me tempo para escrever.


No dia 3 de Maio realizei mais um treino com os Duros do Pedal. A etapa foi a mesma do dia 26 de Abril. Serviu para completar o objectivo de realizar 10 horas de treino por semana.

O dia esteve espectacular, pouco vento e uma temperatura média de 25ºc.


Consegui passar mais tempo na locomotiva, ajudando a definir o ritmo do TGV. A velocidade média dos 140 km, foi de 32,3 km/h. O regresso, incluindo a parede de Montemor, foi realizado com a velocidade média de 36,6 kmh. Analisando o gráfico 1 , a média da frequência cardíaca (FC) nesta etapa de 4 horas foi de 141 bpm. Saliento os 53,8 km do regresso (até à paragem de autocarro no final da subida de Montemor), realizados em 1:28:17 com a média de 36,6 km/h e uma FC média de 160 bpm.


Gráfico 1


Cannonball

01 maio, 2009

Etapa do "Dia do Trabalhador"

Oi

Antes de abordar a etapa realizada com os Duros do Pedal no feriado de um de Maio, na 5ª feira não treinei... A chuva miúdinha que caiu durante a manhã, na zona de Sintra, serviu de argumento para ficar a descansar.

Relativamente à volta de hoje com os Duros do Pedal, considero que foi animada, principalmente na parte final. Desde o "Chapéu Preto" até ao Algueirão, a velocidade foi alucinante... sempre perto dos 40 km/h.


No que diz respeito aos números (gráfico 1), foram realizados 100 km com média de 30 km/h. Por outro lado considero que foi uma etapa suave, pois a FC média foi de 139 bpm. Essencialmente serviu para adicionar 3 horas de encaixe na Supersix.

Gráfico 1


No domingo irei realizar mais um treino de 140 km com os Duros do Pedal.


Cannonball


29 abril, 2009

Treino Intervalado

Como referi ontem, hoje foi dia de realizar o treino dos 10 minutos, ou treino intervalado.
O treino intervalado consiste em dividir o tempo de treino em intervalos de tempo. Neste treino defini intervalos de dez minutos.

Antes de avançar para a sessão que realizei, irei deixar algumas ideias acerca do tema " intensidade de treino".
A simples utilização do velocímetro, não permitirá perceber qual é o efeito da "carga" externa no sistema cardiovascular (carga interna). Relembro que a velocidade média depende de muitos factores, entre eles o vento, as características da estrada (% de inclinação, qualidade do piso), e a existência de camaradas de treino (a "companhia" faz a diferença se forem atletas semelhantes no que diz respeito às suas capacidades).
Com a "vulgarização" dos cardiofrequencímetros ou pulsómetros, o controle da carga interna permite realizar um treino mais rigoroso, tendo em atenção as várias zonas de intensidade de treino.
Actualmente um treino sério e rigoroso é baseado na utilização da derradeira ferramenta para ciclistas, denominada POWER METER. Este instrumento bem calibrado, transforma a bicicleta num laboratório móvel. Os dados originados por cada pedalada são essenciais para os atletas perceberem qual a potência desenvolvida em Watts. Para qualquer situação, o "power meter" poderá clarificar as fraquezas e apontar as diferentes etapas para solucionar os problemas. Os mais conhecidos são o SRM e o POWERTAP.
Infelizmente estas derradeiras ferramentas de treino são pouco acessíveis em termos financeiros.
Assim e de acordo com o atrás referido, utilizo o Polar S720i, um cardiofrequencímetro com características que permitem olhar o treino com algum rigor.
A intensidade do treino é baseada nos valores da frequência cardíaca (FC). Apesar de existirem outras fórmulas para o cálculo da FC máxima, uso a fórmula 220-idade.
Por exemplo: indivíduo com 30 anos terá uma FC máx. (teórica) de 190 bpm. Este valor será uma referência para a definição dos intervalos de intensidade de treino ou zonas de treino.
Resumindo, a sessão de treino aconteceu assim:


25' activação
- 5' de aquecimento sentado
- 2' a pedalar em pé
- 8' sentado
- 2' a pedalar em pé
- 8' sentado


10' intenso - 90% da FC máx
10' "fácil" - 75% da FC máx (2 minutos a pedalar fora do selim)
10' intenso
10' "fácil" (2 minutos a pedalar fora do selim)
10' intenso
10' "fácil" (2 minutos a pedalar fora do selim)
5' de retorno à calma
5' Alongamentos
No gráfico 1 não é muito perceptível a alteração da FC nos intervalos realizados. Os valores médios da FC em cada intervalo foram os seguintes:
Activação: 142 bpm
intervalo 1: 164 bpm
intervalo 2: 154 bpm
intervalo 4: 163 bpm
intervalo 5: 161 bpm
intervalo 6: 165 bpm
intervalo 7: 147 bpm
Gráfico 1

Bons treinos

Cannonball


28 abril, 2009

Treino "curto"

Hoje treinei muito bem acompanhado! Bem hajam dois grandes amigos - Carlos Tapada e Pedro Bike.
Garanto que a companhia faz milagres... Psicologicamente ando "arrasado" e os meus companheiros de treino "ajudaram-me" a subir para a minha CAAD4.


Sugeri realizar um treino de subidas. Depois de 30' de activação, dirigimo-nos para Almorquim.
Inicialmente pensei fazer seis séries de 6' na rampa de Almorquim. Não foi possível, fiz apenas quatro. Ando a treinar com muita pressão de tempo, e está a reflectir-se na sessão de treino, pois parece que não sai "bem".

Em súmula:

Duração: 1h13'37''
Distância: 33,3 km
FC média: 154 bpm

Activação: 30'
Duração das séries: 5'50''- 6'12''
FC média das séries: 165 bpm
Repouso entre séries: 2'- 2'10''


Não consegui aplicar-me a 100% na sessão de treino... Fica o gráfico, para mais tarde analisar em profundidade.

Gráfico 1




Amanhã tenho uma hora e trinta para treinar. Vou fazer o treino dos 10 minutos.

Cannonball


27 abril, 2009

Sangue

Não foi possível treinar.

Hoje dei sangue... Fui aconselhado a não realizar actividade física.

Esta semana está começar menos bem.

Cannonball

26 abril, 2009

Altimetria do Tróia-Sagres

O Tróia-Sagres visto à lupa.


Coloco o gráfico do meu polar S720i referente à edição de 2007.
O desnível acumulado é de 1270m.


É visível a parede de Odeceixe, por volta do km 130, onde se atinge a altitude máxima, aproximadamente 260m. A partir desse ponto é um constante sobe-e-desce que culmina na subida da Carrapateira com a extensão de 5km... Depois é só descer até Vila do Bispo e ver Sagres ao longe.


Na via rápida até Sagres, apesar do "empeno", a adrenalina é tanta que na edição de 2007, rodei sempre a mais de 50km/h.


Na "volta 1" assinalada no gráfico 1, está registada a média realizada até Sines - 35,4 km/h.
Os Duros do Pedal foram a voooooar baixinho.
Gráfico 1

Cannonball

1º Treino Tróia-Sagres com os Duros do Pedal

Viva

O 1º treino de preparação com os Duros do Pedal, para o Tróia-Sagres Primaveril está cumprido!
É importante reflectir acerca das sessões de treino do 1º Microciclo, que fica hoje concluído.

Na última semana realizei 5 treinos, que correspondem a 307,1 km em 9h49'.

Apesar de este ano ser mais difícil organizar o meu horário, pretendo garantir no mínimo, por semana, 10 horas de treino. Estes treinos serão divulgados e analisados diariamente.
Quando analiso o 1º Microciclo, chego à conclusão que falta um treino de distância, que garanta o "encaixe" na bicicleta. O único treino com uma duração aceitável foi realizado com os Duros do Pedal.


No que diz respeito à etapa com os Duros do Pedal, começo por referir a falta de "inspiração" das minhas pernas. O dia esteve frio e ventoso, e a volta não me seduz. O perigo é uma constante pois parece existir uma disputa entre carros e bicicletas.

Saliento também o tamanho do grupo que acabou por dificultar o entendimento e a organização na rotação e na velocidade. É fundamental combinar e afinar estes aspectos, pois considero determinates no sucesso do Tróia-Sagres.


Tenho certeza que os treinos permitirão ao TGV funcionar sem falhas no dia 31 de Maio.
Por curiosidade, no regresso a média incluindo a subida de Montemor foi de 32,9 km/h. (Gráfico 1)


Gráfico 1
Cannonball

Dia de Limpeza

O Dia da Liberdade foi aproveitado para limpar a SUPERSIX.



Está pronta para o 1º treino de grupo para Tróia-Sagres Primaveril

Resolvi não treinar... stress familiar

Cannonball

24 abril, 2009

Treino de 24 de Abril - Contra-Relógio

Oi

O 1º Microciclo está a terminar...
Hoje combinei treinar com o Carlos Tapada.
Na minha cabeça estava o treino dos 10 minutos. Mais adiante, explicarei em que consiste este treino.

Devido ao escasso tempo disponível, apresentei a sugestão de fazer a volta com trocas de 2'. O resultado foi andar sempre no red-line. Apesar do vento e da altimetria do percurso (subimos a Sª do Ó e a Carvoeira) fizemos uma média de 33,4 km/h, como se pode observar no gráfico 1.

Gráfico 1

Este treino foi muito interessante por dois aspectos:

Em primeiro lugar, a companhia do Carlos Tapada é motivadora e em segundo lugar, rodar acima dos 35 km/h é viciante. Recomendo a experiência...

Por último... tenho as pernas "feitas em papa". Amanhã pretendo pedalar 1 hora na zona 1 (125-140 bpm) para ajudar a recuperar e manter as pernas a mexer.

Abraço

Cannonball



Treino 23 Abril - Fartlek - Jogo de Corridas

Estou de volta!

Mais um treino. Relativamente ao aspecto psicológico da sessão, saltei para cima da minha Cannondale CAAD4 com vontade de recuperar as pernas da sessão de 3ªfeira e "limpar" a cabeça das confusões actualmente vividas a nível profissional.

Foi um treino morno... O meu objectivo foi fazer um treino divertido, não deixando de cumprir o planeamento.

O Fartlek, ou Jogo de Corridas, criado pelo sueco Gösta Holmér, na década de 30 garante a eficiência das sessões de treino e permite eliminar a rotina.

Assim decidi realizar uma volta conhecida, com pequenas rampas. Estas seriam sempre abordadas no máximo, a pedalar em pé e no 52.

Resumindo fiz 56,8 km em 1:51':18''

Gráfico 1

PS: a subida de Galamares foi realizada em 8'10''. Revela cansaço.

Abraço

Cannonball

21 abril, 2009

Treino 21 Abril - Mandíbula de Tubarão

Viva



Tal como estava previsto, hoje foi dia de "séries curtas". É muito importante acrescentar que este treino foi feito com a companhia do Carlos Tapada. Penso que esta sessão de treino foi realizada exactamente com estava previsto. Por vezes a companhia potencia as sessões de treino, e hoje foi o que aconteceu.
Talvez tenha sido um dos treinos mais duros que fiz em cima da bicicleta.
As séries foram realizadas numa recta, com uma ligeira inclinação inicial (favorece a elevação da Frequência Cardíaca), numa distância de 1,053 km aproximadamente.

Em resumo...



Tempo total: 1h15

10' de activação
15' de retorno à calma
10 séries de 1'40'' com 2'30'' de intervalo

FC média nas séries: 170 bpm
FC média nos intervalos: 140 bpm


O efeito do gráfico retirado do polar S7201 é espectacular e revelador da grande intensidade do treino com estas características.

Gráfico 1

Amanhã, infelizmente não consigo treinar devido aos compromissos profissionais.

Abraço

Cannonball

PS: Sinto algumas dores musculares, nada que uma boa massagem e uns bons alongamentos não resolvam.

20 abril, 2009

Treino 20 Abril

Apesar de sentir algumas dores musculares (depois dos 96 km com os Duros do Pedal), resolvi fazer uma sessão de treino para as pernas não pararem e para ajudar a eliminar algum ácido láctico acumulado.


O tempo disponível era reduzido, logo optei pela volta pelas praias.
Começei sem preocupações no que diz respeito a Frequências Cardíacas, velocidade e duração do treino.

Tentei manter uma cadência elevada, pedalar "levezinho" e garantir uma acção de pedaleio completa (empurra/puxa).


Quando cheguei à zona do campo de treino do golfe em Sintra, sentia-me bem, sem dores e pensei: - "Vou ver como estou na subida de Galamares, sem puxar".


Nota: Desde que ando na estrada, tenho por hábito utilizar percursos conhecidos onde consigo perceber a minha "forma". A subida de Galamares, sempre foi um excelente indicador da minha aptidão física em cima da bicicleta. Resumindo... começa o "crono"no momento em que cruzo os carris do eléctrico e termina na rotunda do repuxo (em frente à nova estação do eléctrico). O meu record pessoal foi obtido este ano, no dia 9/4/09, com o tempo de 7:24:08 (gráfico1).

Gráfico 1

Hoje, ao aproximar-me da subida, pensava " estou a recuperar do empeno de ontem, com calma". Tinha em mente a realização da subida sempre sentado e no 52/21. E foi assim que aconteceu... quando chego à rotunda, carrego no botão do polar s720i e surpresa... sem forçar, sentado deu 7:50:06 (gráfico 2)

Gráfico 2

Com este treino espero ter iniciado a preparação (mais a sério) do Tróia-Sagres. Hoje foi para "desmoer".

Amanhã irei realizar séries curtas...

Abraço

Cannonbal